sábado, 8 de agosto de 2015

12º dia - Cebreiro / Sarria (45,4 Km teóricos)


Depois de ontem ter me regozijado com as vistas de Cebreiro, a expectativa para este dia era grande, mas ainda assim surpreendeu-me! :) 

Depois de umas subidas algo técnicas (para as quais já tinha sido alertado que ia ter muita pedra solta e lama com inclinações jeitosas),


iniciou-se a descida... e que descida! tão comprida e em caminhos que muitas vezes abriam "cortinas" para paisagens de meter a mente a viajar, que dei por mim a rir me sozinho durante a descida toda...um sorriso de felicidade tão grande que só me vinha à cabeça uma palavra...Liberdade!!!
para que imaginem, cheguei a meter uma música que me estava na cabeça a tocar (em repetição) e assim fui lançado!...Entre gargalhadas alteradas de canto (da música que ouvia claro!) a fazer zig zags (só porque sim!) e até uns mini saltos dei (foi mais forte que eu!! e sim, com a bagagem!) Com isto ia aumentando a gargalhada a solo (não sei se será maluquice minha, mas teve muita energia positiva envolvida ahah:) ). Claro que não pus ninguém em risco, até poucos peregrinos apanhei na descida (sempre tudo controlado!)
Depois de terminada (penso que 11km depois de a iniciar?...) encontro uma personagem numa Montanha (BTT Antiga), na estrada, com os seu alforges e a bicicleta limpíssima, sempre a grande velocidade (um pouco a descer também) enquanto me falava da sua viagem... Perguntei lhe de onde tinha começado o caminho. Ao que entendi, mais ou menos do mesmo sítio que eu...
Eu:"Então, mas tem feito essencialmente estradão, correcto?" ( olhando a bicicleta limpa como se tivesse saído da loja...)
 Ele: "Não, mas o mas apanhei muito mau tempo que não deixava ver os caminhos...(Neblina, etc...)"
Eu: "ah...ok... pois, olhe eu agora tenho de sair da estrada assim que veja uma seta..." e saí pouco depois... o Sr. continuou na sua, pela estrada fora... Pergunto me se é preciso fingir neste tipo de coisas... não é suposto medir se "os coisos" nestas viagens... Cada um deve se sentir bem com o que está a fazer...No meu caso, que sou um pouco maluco, optei pela forma mais extrema se se fazer o caminho... e partilho com grande alegria os momentos e partilho as minhas vitórias diárias, que tanto me dizem!.. No entanto é de igual valor quem leva a bicicleta à mão nas subidas, ou pela estrada...ou que seja... Enfim, como alguém dizia : "O caminho não é uma competição." Mais à nas frente encontro algo meio insólito...no meio do bosque, um clássico guardado num "estaleiro" (não estava para venda...).
Sendo que há duas vertentes de caminho, segui a sugestão de ir por Samos e sugiro a toda a gente! eheh... O Mosteiro de Samos é espectacular (vista por fora e não só.

Vale a pena ver lá dentro os antigos mapas de Galiza que podem ser comprados!


Finalmente chegado a Sarria (só tinha 46km...) ainda era 12h... mas era suposto.. Hoje foi dia de recuperação. (ontem diminuí a etapa de hoje) Assim, deu tempo para conhecer a cidade e descansar um pouco... notei no entanto alguma implicação comigo por parte do dono do Albergue...seja no como guardei a bicicleta
ou pelo local escolhido para lavar a bicicleta (aprovado pela colega...). Mais ao fim do dia, começaram então a chegar os primeiros Peregrinos que começarão o caminho aqui. Tal deve se qo facto de que para os peregrinos terem direito à Compostela, têm de ter pelo menos 100kms andados (200 para as bicicletas) e Sarria fica a pouco maia que isso... começo a ficar meio preocupado com a confusão de peregrinos amanhã no caminho...Já que a estes (muitos mesmo!) juntam se os que vieram do caminho Aragonês e do primitivo (maia os do Francês, claro...). Se até aqui o uso da campainha tem sido super importante (para os peregrinos darem passagem), imagino amanhã...



Sem comentários:

Enviar um comentário

Não te limites a ler, ao participares irás usufruir muito mais deste blogue.