sábado, 19 de julho de 2014

Dia 7 – Barcelos (Barcelinhos) --> Rubiães (Concelho de Paredes de Coura)

Nem acredito que já jantei, tenho a roupa lavada, banho tomado e a bike sem avarias...e são apenas 21h! Não tenho conseguido descansar o suficiente, sempre em correria a tentar resolver os problemas para conseguir continuar... Tal tem-se refletido nas horas a que chego aos Albergues que tinha programado ir. Amanhã espero, finalmente, começar bem cedo para ter a tarde livre.
Falando mesmo do dia, que dia!!  Estava em vias de ficar em Barcelos mais uma noite, pois falava-se em 18mm de chuva!...felizmente foi maioritariamente de noite e de manhã, enquanto esperava que o sapateiro me desse um jeito nos alforges... uma tira de cabedal a suportar o peso e um novo cursor no fecho e mais uns pormenores salvaram os alforges e espero sinceramente não ser preciso mais... Eram 11h quando estava pronto para partir e não é que aparece um peregrino que já o tinha visto ontem!?... Intitula-se de "Costinha", "como aquele do futebol!”, dizia.

Tínhamos trocado algumas palavras ontem e, vá-se lá saber porquê, houve empatia dos dois. Este senhor vive a caminhar. Tanto vai a França e vem (usando os caminhos de Santiago e penso que outros trajetos), como caminha por Portugal... Dorme essencialmente fora dos albergues, como por exemplo à porta das igrejas ou no campo... e vive um pouco do que o destino lhe vai dando...
Hoje ele nem queria acreditar que me via pela segunda vez! "Azeitão!! (por causa do meu equipamento...quando se esquecia do meu verdadeiro nome) que fazes aqui!?...". Expliquei que esperava que o sapateiro me safasse os alforges... e assim se desenrola uma grande conversa entre os 3..."ele é bom rapaz!... ele estava cheio de problemas precisa disso arranjado!!". Note-se que este senhor já é bem conhecido nestes caminhos. Já vão 10 anos nisto... Enquanto eu arrumava tudo ele foi andando... "Apita quando passares por mim, Luís!!". Quando mal o voltei a ver já ele tinha dado por mim! Em plena rua, fez alta festa "Azeitão!!!", super animado e meio a correr, tira o chapéu, abanando-o como se eu fosse um ciclista em prova! Eu gritava "Costinha!!", contagiado com aquele ânimo todo! :) Lá continuei com uma lágrima no canto do olho.  Há gente Mágica aqui... pensei... nunca me esquecerei deste grande Costinha...



O objetivo de hoje era chegar a S. Pedro de Rubiães e a 2km do final esperava-me a famosa "Lambruja",  que é a subida mais difícil e impossível de fazer montado, no caminho português de Santiago. São pedras enormes, amontoadas e algumas soltas, com um declive muito grande, resultado de um solo muito argiloso que, como se não bastasse os longos anos de pessoas a passar, até já motas e jipes passam, massacrando o caminho... Sozinho foi um grande desafio, que nem me safei de uns ligeiros rasgos na capa impermeável dos alforges, enquanto empurrava, a muito custo, a bicicleta por ali acima.

Acabei o dia exausto, pois a calçada tem sido do pior!...Amanhã será até Pontevedra (Espanha!! :) )




Sem comentários:

Enviar um comentário

Não te limites a ler, ao participares irás usufruir muito mais deste blogue.